CASA ALEGRO

2013 | CO-AUTORIA DE PROJETO DE RESIDÊNCIA

Trabalho realizado para disciplina de Projeto Arquitetônico 7 | UFRGS

O programa de necessidades do projeto de casa modular autossustentável segue os moldes do Concurso Solar Decathlon: casas com com àrea aproximada de 60m2, possíveis de monta e desmonta, seguindo 10 diretrizes de projeto para eficiência energética, reuso de resíduos, reaproveitamento de águas, entre outros para possibilitar autonomia da residência.
A escolha do conceito do piano como gerador de projeto se encaixa como representação de módulos, ritmos e estética buscada para a solução das necessidade apresentadas.

perspectivas alegro (1)

Partiu-se da geometria das teclas do piano, mais especificamente da proporção de uma oitava para se trabalhar a casa. O teclado pode ser visto como uma série de dicotomias que se completam: branco x preto; estático x movimento, inteiro x parte.
A disposição das teclas pretas em relação às brancas permite que se tenha pés-direitos com diferentes alturas, e que se possa experimentar zoneamentos e iluminância natural a partir da geometria.
A escolha é adequada também do ponto de vista estrutural. Uma estrutura retangular é de simples solução, optando-se por perfis metálicos que caracterizam uma estrutura leve e de fácil transporte, permitindo assim agilidade na montagem da casa, independente do terreno.esquemasperspectivas alegro (2)perspectivas alegro (3)perspectivas alegro (5)perspectivas alegro (8)perspectivas alegro (6)perspectivas alegro (7)

PLANTA-01
Planta baixa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s