BAIRRO SERRANO/ IJUÍ-RS

Plano Integrado de Expansão Urbana

2014 | COLABORADORA NO ESCRITÓRIO 3C ARQUITETURA

O município de Ijuí/RS inclui-se lado a lado com cidades como Pelotas e Caxias do Sul na rede de municípios do RS, na forma de polo da região das Missões. Seus cerca de 80mil habitantes distribuem suas atividades principalmente no setor de serviços e comércio, com relevância na área da saúde, educação e comércio de bens duráveis e de consumo. Por estas questões econômicas e populacionais, o município de Ijuí apresenta grande destaque dentro da Região Noroeste do RS.
A população urbana tem aumentado nos últimos anos e em 2012 foi elaborado o Plano Local de Habitação de Interesse Social para promover a inclusão da população de baixa renda, concentrada nos bairros periféricos da zona norte da cidade, com intuito de enfrentar o déficit habitacional e carência de infraestrutura, e em 2013 o projeto Parque Colonial, que propõe o desenvolvimento integrado da Zona Norte de Ijuí.

localizacao

SER_limites_02
Situação do Bairro Serrano em relação à área urbana de Ijuí.

O Plano de Expansão Urbana Integrado da Zona Norte de Ijuí baseia-se na proposta de transição entre uma malha urbana consolidada e regular e uma região de fragilidade ambiental junto ao Rio Potiribu, com estratégias de proteção ambiental, controle de ocupação e qualificação urbana.
A necessidade de um plano se dá pela possibilidade de previsão de impactos gerados por um novo loteamento, como aumento da densidade populacional em determinada área e suas consequências relativas a saneamento, mobilidade, acessibilidade e outras infraestruturas urbanas.
Foi utilizada uma metodologia de projetos integrados que permite enfrentar a complexidade de um conjunto de problemas de natureza diversa a partir da organização de ações e projetos em uma estrutura integrada, ou seja, em que cada ação potencializa as demais e na qual a a gestão, a elaboração de projetos, a busca de recursos e a execução das obras são racionalizadas e facilitadas.

SER_limites_02
Diagrama de barreiras físcia à urbanização
SER_limites_02
Diagrama de fragilidade ambiental

A proposta do Plano de Expansão Urbana consiste na integração de um novo Bairro à Zona Norte de Ijuí, junto a estrada RS 155 e ao rio Potiribu. Esta área já está prevista no Plano Diretor Participativo da cidade como uma possível região de expansão urbana, estando entre os vetores de crescimento da cidade identificados pelo Plano Diretor.
O objetivo é propor uma estratégia de crescimento da cidade que respeite o meio ambiente, a legislação vigente, gerando inclusão social e qualidade de vida para seus habitantes, tendo em vista uma forma de implementação de um empreendimento que deve ser lucrativo ao empreendedor e ao mesmo tempo gerar impactos positivos para a cidade como um todo. Atinge estes objetivos pela aplicação de instrumentos jurídicos para a proteção de áreas ambientalmente frágeis e propondo tipologias diversas de ocupação do espaço.

Este slideshow necessita de JavaScript.

SER_proposta_v05
Proposta de loteamento

matriz-tipologica

EQUIPE DE PROJETO:

Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Alexandre Pereira Santos
Arq. Leonardo Marques Hortencio
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Arq. André Cavedon Ripoll

Acad. Arq. Jéssica Kichler
Acad. Arq. Paula Bellé
Arq. Angélica Magrini Rigo
Arq. Marcelo Arioli Heck – Arioli & Associados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s